Como a Fitoterapia pode ajudar no tratamento de obesidade.
Fitoterapia é uma palavra de origem grega, que significa, Therapia – tratamento e Phyton – vegetal.
A obesidade é um problema da saúde pública global que envolve a redução da expectativa de vida, aumento da mortalidade e morbidade. Está associada com doenças graves como diabetes mellitos, hipertensão arterial, cânceres e acidente vascular cerebral (AVC).
A busca do fitoterápico para o tratamento é bastante antiga. Para esse fim, são utilizados extratos compostos e isolados de plantas.
Existem alguns fitoterápicos com pesquisa em humano e, que apresentam resultado sobre a perda/manutenção de peso. Entretanto, nem todos são liberados pela Anvisa.
Os mais indicados e regulamentos pela Anvisa são:
Garcinia Cambogia - estudos com administração mínima de 12 semanas em pacientes voluntários, mostrou a diminuição de peso.
Coffea Arábica ( Café ) - pacientes voluntários experimentaram a manutenção de peso, ao usá-lo em período mínimo de 02 anos.
Camelia Sinensis ( Chá verde ) - este tem a propriedade de reduzir a ingestão de gorduras e conseqüente redução de peso.
Entretanto, apesar do efeito dos fitoterápicos, resultados satisfatórios e permanentes somente acontecerão se houver a junção deste método com atividade física e alimentação balanceada. Todos com supervisão profissional que os moldará a realidade e necessidade do indivíduo.
Por fim, não existe fórmula mágica para cura da obesidade. O melhor caminho ainda é a prevenção através de modo de vida saudável.