DEPRESSÃO

A depressão é uma doença “do organismo como um todo”, que compromete o físico, o humor e,  em consequência, o pensamento, ou seja, a depressão altera como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas manifesta emoções, sente a disposição e o prazer pela vida.

É uma doença afetiva ou de humor. Não é simplesmente estar de “baixo astral”, ainda menos sinal de fraqueza, falta de positividade ou algo que se supere apenas com esforço e força de vontade.

A OMS (organização Mundial da Saúde) considera que de 3 a 5% da população mundial sofre de depressão. Com prevalência maior nas mulheres.

Tecnicamente, a depressão é entendida como um mau funcionamento cerebral. Ocorrem alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e dopamina). Portanto, a pessoa encontra-se depressiva independentemente de sua vontade, tão pouco se recupera ao frequentar grupos religiosos, roda de amigos, ao realizar passeios e atividades físicas. Visto que o sentimento depressivo é um processo interno e não externo e por isso atividades e situações que normalmente são agradáveis para quem não está deprimido, parecem aborrecedoras e sem sentido para o deprimido.

O quadro depressivo é variável de pessoa para pessoa. Da mesma forma que cada um de nós reage diferentemente aos sentimentos, cada um terá uma maneira individual de manifestar a depressão. No entanto, em qualquer forma de expressão, a causa da depressão é cientificamente explicada à partir de alteração orgânica cerebral,  ou seja, do desequilíbrio entre neurotransmissores e neuroreceptores.

Assim, o tratamento oferecido pela Clínica ABAÉ torna-se a melhor maneira de tratar o quadro depressivo, visto sua abordagem biopsicossocial, ou seja, tratamento com os profissionais: fitoterapeuta, psicóloga, nutricionista e coach.

Sem os efeitos colaterais comuns dos métodos tradicionais (resultado lento, ingestão de medicamentos por prolongado tempo, alteração de apetite, sono ou libido). Corrige de modo rápido, eficaz e seguro a alteração orgânica responsável pela depressão e o ampara emocionalmente para sua reestruturação emocional.